Com alegria e muita gratidão a Deus, celebramos hoje os 375 anos de nossa querida Congregação das Irmãs de São José.

O padre Jean Pierre Médaille, jovem sacerdote jesuíta, em suas caminhadas missionárias, deparou-se, por volta da década de 1640, com a realidade difícil da França após a guerra: muita pobreza, numerosos órfãos, idosos desamparados e epidemias. Em meio a esse contexto e às suas andanças, encontrou seis mulheres que desejavam consagrar-se a Deus e, ao mesmo tempo, dedicar-se ao serviço das pessoas.
Da contemplação dessa realidade, da Palavra de Deus e da Eucaristia, nasceu nossa Congregação, voltada ao serviço dos que necessitam e à vida contemplativa. Seu carisma é o da dupla união total, isto é, a vivência da comunhão entre nós, entre as pessoas e conosco, e de todos nós com Deus.
A Congregação foi oficializada em 15 de outubro de 1650, em Le Puy, França, e, ao longo dos séculos, expandiu-se por todo o mundo.
Somos herdeiras e herdeiros de um carisma de unidade e amor sem fronteiras, que nos impulsiona a viver com simplicidade, proximidade e ousadia evangélica. Esse carisma não pertence apenas a nós, mas a todas as pessoas comprometidas com a construção de famílias e comunidades mais humanas, justas e fraternas.
Neste jubileu, renovamos nossa fé e proclamamos, com convicção, que tudo é para a unidade, seguindo adiante como peregrinas e peregrinos da esperança.
