“Entregue tudo nas mãos de Deus. Ele tomará conta do que é seu.”
Venerável Maria Teodora Voiron
De 17 a 24 de maio, ocorreu em Itu, São Paulo, a 35ª Semana Madre Teodora, um evento marcado por profunda espiritualidade, homenagens e momentos culturais.
A abertura foi realizada com a Missa presidida por Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo de Jundiaí, e concelebrada pelo Pároco, Padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, e pelo Capelão da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio, Padre Eduardo Tocaccelli.
Ao final da celebração, Irmã Lídia Gomes Menegatt, animadora do Núcleo Santíssima Trindade, saudou os presentes, representando o Conselho Provincial e todas as Irmãs de São José de Chambéry. Em sua fala, destacou:
“Nessa 35ª Semana da Venerável Madre Teodora, queremos expressar nossa gratidão, nosso louvor a Deus por essa mulher de fé, corajosa e ousada. De fé, porque sempre acreditou na Providência Divina, confiando em um Deus que caminhava à sua frente! Corajosa, porque enfrentou muitas adversidades sem desanimar! Ousada, porque abriu várias frentes missionárias, inovadoras para sua época. Ela nos deixou esse legado de fé, coragem, confiança, ousadia e abandono nas mãos de Deus.”
Irmã Lídia também agradeceu a todos que colaboraram na realização de mais uma edição da Semana Madre Teodora, ao presidente da celebração, concelebrantes, colaboradores da liturgia e autoridades presentes.












Após a Missa, houve uma belíssima apresentação da Orquestra Ituana de Viola Caipira no Salão do Anjo, proporcionando momentos de alegria, memória e confraternização.
Durante toda a semana, foram celebradas Missas diárias e promovidas diversas atividades culturais e espirituais.
No dia 24 de maio, encerrando a programação, a Academia Ituana de Letras realizou, às 10h, o encontro “Educação Feminina Pioneira em Itu”. O evento foi marcado por emoção e reconhecimento. Membros da academia, ex-alunas do Colégio do Patrocínio e devotas da Venerável Maria Teodora compartilharam testemunhos sobre a importância da missão das Irmãs de São José na educação e no trabalho social em Itu e no Estado de São Paulo. Também foram relatadas graças alcançadas por devotos.
Irmã Luiza Rodrigues, secretária da Causa de Beatificação da Venerável Maria Teodora Voiron, falou sobre a causa de beatificação, sua espiritualidade e os últimos anos de sua vida, vividos em uma cadeira de rodas.
O encerramento da Semana aconteceu com a Missa, às 16h, presidida pelo vice-postulador da Causa de Beatificação, Padre Francisco Sydney Macedo Gonçalves, SDS, e concelebrada pelo capelão Padre Eduardo. Padre Sidney fez uma belíssima reflexão sobre a trajetória de Madre Teodora — sua infância, vocação religiosa e virtudes —, incentivando a todos a seguirem seu exemplo.
Irmã Luiza expressou agradecimentos a todos os que colaboraram nas atividades da semana, nas liturgias presenciais e transmitidas pelo YouTube, especialmente neste ano jubilar da morte da Venerável Maria Teodora Voiron.
Ela reforçou o convite para que todos rezem pela causa de beatificação, bem como pelo vice-postulador, pedindo sabedoria e discernimento em todo o processo. Também convidou para a live especial sobre a causa de beatificação, que acontecerá no dia 2 de maio, às 19h30, no canal do YouTube VenerávelMariaTeodoraVoiron.
As Missas de abertura e encerramento da 35ª Semana Madre Teodora estão disponíveis para quem desejar assistir, no mesmo canal.
Por tudo, demos graças a Deus!
Irmã Vera Lúcia dos Santos